Tá sentindo esse cheiro? É do ralo...
Venho me sentindo como uma personagem de Lourenço Mutarelli. Pelo menos um pouco, já que não tenho o olho do meu pai. Mas tenho um olho, um outro olho, aquele que tudo vê. Ainda bem que é o olho que tudo vê, e não o nariz que tudo sente. Caso o fosse, estaria ferrada.
Não sou muito dessas coisas de nariz e de sentir. Ele funciona bem pouco, aleatoriamente, depende do ambiente e do meu estado emocional. Em geral, não funciona. Porém, para a minha má sorte, quando resolve sentir alguma coisa, é sempre mal cheiro. Um perfume cheiroso? Não. Uma comida gostosa? Necas. É sempre o pior. Mas pensando melhor , o que há para se cheirar bem além de perfumes e comida? O mundo mais fede do que cheira... bem... As pessoas fedem, as ruas fedem, o trânsito fede, as casas, os bichos, as coisas guardadas, os lençóis usados, as festas, os mercados, dias quentes e dias chuvosos. Dias frios não sentimos porque o nariz congela, mas aposto como também fedem. Como diria Patrick Süskind, "a França inteira fedia"... Ele podia ter dito "e o mundo inteiro fede até hoje".
Alguns dirão, as flores... As flores têm bons aromas. Bons aromas deve ser redundância, aroma já é bom... Não é? Igual doce de leite com queijo, tem maior redundância que isso? A melhor delas! Não sei dizer, digo, sobre os aromas. O cheiro da maioria das flores me lembra velório, talvez pela pouca experiência em sentí-los. Talvez devêsse ganhar mais flores... Sabe... Só por experiência. Tem uma em especial que exala um cheirinho muito gostoso. Se não m engano é a Dama da Noite. Na primavera essa árvore fica toda florida e solta um cheiro de pirulito que dá pra sentir de longe... Bem... Pirulito é comida né... O que mais cheira bem além de perfumes e comida?
Dentre as comidas, o que mais gosto é cebola fritando, chocolate quente e churrasco. Nem sou chegada à carne, mas churrasco cheira muito bem.
Mas como havia dito, já faz seis meses que me sinto personagem. Tudo por causa do ralo da pia da cozinha. É um cheiro irritante. Irritante porque não é insuportável, mas é constante e todos os dias ele me incomoda. Já tentei água quente, soda cáustica... e... só isso, não sei mais o que poderia tentar. Mas nada funciona. Aquele fedor desgraçado fica contaminando meu nariz e minha cozinha linda cheia de guloseimas.
Disse o arquiteto que é por causa do cotovelo. Não do meu, que não dói... O cotovelo, além de ser uma parte do nosso corpo que fica numa extremidade do antebraço próximo ao braço, também é o nome de um cano que liga dois outros, um na vertical e outro na horizontal, realmente parecido com um cotovelo humano por seu formato, com a excessão de que o cano não possui calos. O mesmo arquiteto disse que o que impede o mal cheiro que vem do esgoto, é a água. Então devo trocar o cotovelo por um outro apetrecho que tem a mesma utilidade, porém, com um compartimento em que fica uma quantidade de água armazenada e evita o cheiro do ralo. Nessa mesma conversa, fiquei sabendo que o vaso sanitário não tem água primordialmente para que os dejetos fiquem boiando, e sim, para evitar o mal cheiro que vem do esgoto. Imaginei o quão complexo deve ser construir uma cidade.
Mas o que vem ao caso não é a falta do olho do meu pai, nem meu nariz, nem as flores e muito menos a complexidade das cidades. O que vem ao caso é, alguém sabe me dizer onde eu posso achar um marido de aluguel?
Nenhum comentário:
Postar um comentário